Patrimoniar #07. Andréa Tourinho. Patrimônio, planejamento e planos diretores

Sobre um fundo amarelo constam as seguintes informações:

Patrimoniar #07. Andréa Tourinho. Patrimônio, planejamento e planos diretores

A definição e implementação de políticas públicas constitui uma das dimensões mais importantes do campo do patrimônio cultural: é por meio delas que instrumentos de identificação, preservação e valorização dos bens culturais manifestam-se publicamente e ganham alcance social, sobretudo no ambiente urbano. Neste sentido, é pauta recorrente na trajetória de debates e estudos sobre as políticas públicas de patrimônio a da integração deste campo com o do planejamento urbano. Com efeito, desde meados dos anos 1960 que esta pauta aparece e reaparece nas discussões patrimoniais. São várias as questões ligadas a este debate: em que medida o patrimônio cultural deve aparecer nos planos diretores das cidades? Quais os limites e as potencialidades dos instrumentos urbanísticos na salvaguarda do patrimônio? O progresso da cidade é um entrave à preservação do patrimônio e vice-versa?

Neste momento a cidade de São Paulo discute a revisão de seu Plano Diretor Estratégico. Esta proposta de revisão, contudo, tem sido criticada por diversos pesquisadores, profissionais, ativistas e militantes ligados à academia e aos movimentos sociais em função de ameaças às referências culturais e às marcas da memória social presentes em um território que pode sofrer alterações materiais profundas. Para discutir estes e outros assuntos afins conversamos nesta edição do Patrimoniar com a arquiteta urbanista e professora Andréa Tourinho, pesquisadora e profissional com ampla experiência na interface entre patrimônio cultural e planejamento urbano.

OUÇA AQUI

complementos

créditos

O programa foi produzido por Eduardo Kishimoto e Gabriel Fernandes em junho de 2023. A gravação ocorreu no Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá. A edição é de Eduardo Kishimoto.

patrimoniar

Reconhecer, documentar, preservar, valorizar, interpretar, lembrar: patrimoniar.

Patrimoniar é o podcast do Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá (CPC), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo voltado à reflexão e ação sobre o patrimônio cultural. No Patrimoniar conversamos sobre lugares, edifícios, lembranças, afetos, disputas, partilhas, culturas e naturezas: falamos, enfim, sobre o patrimônio cultural, aquelas práticas e coisas tão fundamentais para nossas identidades e memórias.

Ao longo dos programas a equipe do CPC falará com pesquisadores, profissionais, ativistas e interessados no patrimônio cultural. Em meio a essas conversas também vamos percorrer as referências culturais de nossa vizinhança, da cidade, da universidade. Entre conversas e documentários vamos patrimoniando.

Patrimoniar está no Spotify, no Apple Podcasts, no Google Podcasts e nos principais agregadores. Veja a lista de todas as plataformas aqui.