Oficina de bordado

Conhecer a história do bordado é conhecer a história das mulheres . A Oficina de bordado na Casa de Dona Yayá parte desta premissa, pensando nas relações complexas envolvidas entre o ato de bordar e o ideal de feminilidade ao longo da história. Muito da invisibilização dessa prática vem do próprio apagamento da mulher no ambiente doméstico e dos fazeres femininos, lidos sempre através de uma chave de submissão. Apesar disso, o bordado se mostra um local potente quando lido como espaço de criatividade, de trocas afetivas, transmissão de saberes e evocação de memória dentro do universo feminino. Papel que pode até mesmo ser visto como subversivo, seja pelo aprendizado informal do alfabeto nos bordados em ponto cruz, em uma época em que muitas mulheres não tinham acesso à educação, seja tendo o bordado como uma fonte de renda. Muitas vezes o bordado foi para a mulher também um espaço de libertação, um espaço de sociabilidade e de reunião com amigas e vizinhas do bairro. A relação do bordado com a Casa de Dona Yayá também se mostra interessante pela figura de Sebastiana de Melo Freire, que mesmo após a reclusão na casa da rua Major Diogo, ainda mantinha contato com as linhas através do frivolité, técnica para confecção de rendas.

Dessa forma, a Oficina de Bordado é uma proposta para despertar a reflexão sobre essa arte manual na vida das mulheres, criar um espaço de convivência entre os participantes de todos os gêneros e aproximação entre a Universidade e a comunidade. Através de agulhas e linhas, constrói-se muito mais do que desenhos, mas sim novas histórias, redes e memórias.

Bibliografia

PARKER, Rozsika. The Subversive Stitch: Embrodery and the Making of the femininity. Londres: IB
Taurus, 2010.
SOUZA, Juliana Padilha de. TRAMAS INVISÍVEIS: Bordado e a Memória do Feminino no Processo
Criativo. Mestrado em Artes. Universidade Federal do Pará. Belém: 2019.
RODRIGUES, Marly. A Casa de Dona Yayá. In: A Casa de Dona Yayá. Comissão de Patrimônio Cultural da
USP. São Paulo: Edusp, 1999.

Oficina de bordado

De 12 de setembro a 10 de outubro de 2023

Horário: terças feiras, das 14h às 17h

Ministrante Beatriz Barsoumian de Carvalho

Público-alvo
Homens e mulheres acima de 18 anos, que se interessem por bordado. Não é necessário
ter conhecimento prévio.

Programa
Dia 1 – 12/09 Memória, bordado e a história de Dona Yayá: roda de conversa aberta ao público em geral, com participação da equipe do Educativo do CPC-USP/Casa de Dona Yayá.
Dia 2 – 19/09 Apresentação dos materiais utilizados e dos riscos propostos e da bandeira de pontos.
Dia 3 – 26/09 Elaboração da bandeira de pontos e passagem do risco principal para o tecido.
Dia 4 – 03/10 Bordado do risco principal. Dia 5 – 10/10 Bordado do risco principal, técnicas de finalização e acabamento do bordado.

Materiais necessários
Os inscritos receberão um kit contendo: 1 bastidor + 8 meadas de linha de cores variadas + 2 agulhas + 3 recortes de algodão cru (30cm).

Local: CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Endereço: Rua Major Diogo, 353, Bela Vista São Paulo -SP

20 vagas
Inscrições gratuitas presencialmente ou pelo Google Forms: https://forms.gle/wbQEWo7eauVubwH4A