Ciclo de debates: conhecendo o DOI-Codi/SP

O Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá e o Grupo de Trabalho Memorial DOI-Codi/SP promovem o ciclo de debates Conhecendo o DOI-Codi-SP, que vai reunir especialistas, pesquisadores, militantes dos direitos humanos e ex-presos políticos brasileiros para falar sobre o tema da repressão do Estado. DOI-Codi é a sigla pela qual ficou conhecido o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna, órgão de repressão subordinado ao Exército brasileiro que foi criado pelo governo para atuar durante a ditadura que se seguiu ao golpe militar de 1964. O objetivo do ciclo de debates é ampliar o conhecimento sobre o que foi esse órgão, sua atuação, seu impacto até os dias atuais e a importância das pesquisas sobre esse período da história recente do Brasil.

O evento é parte do projeto de investigação arqueológica que acontecerá de 2 a 14 de agosto nas antigas instalações do DOI-Codi, realizado pelo LAP/Unicamp, LEAH/Unifesp e DAA/UFMG, com financiamento do CNPQ e Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Além das pesquisas no local serão oferecidas oficinas de formação de professores, de alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Programação

2 de agosto de 2023 – quarta-feira, das 14h às 17h

Documentos de verdade e justiça

Mediação: Marian Joffily (UDESC), autora do livro No centro da engrenagem

Exibição do documentário O dia em que a justiça entrou no DOi-Codi (21 min.)

Convidados: Amelinha Teles, jornalista, ex-presa política; Camilo Tavares, cineasta; Flávio Bastos, advogado e representante do Núcleo Memória.

8 de agosto de 2023 – terça-feira, das 19h às 21h30

Aparato policial na lógica da tortura, ontem e hoje

Mediação: Deborah Neves, coordenadora do GT Memorial DOI-Codi/SP

Convidados: Valéria Oliveira, Mães de maio/CAAF; Célia Rocha Paes, arquiteta, ex-presa política; Marcelo Godoy, jornalista, autor do livro A casa da vovó (2015); Moacyr Oliveira, diretor de jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e assessor da presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ex-preso político.

9 de agosto de 2023 – quarta-feira, das 14h às 17h

Novos olhares sobre a ditadura e o vivido no DOI-Codi

Mediadora: Sônia Fardim, historiadora

Convidados: Janice Theodoro, professora titular da USP, ex-presa política; Célia Rocha Paes, arquiteta, ex-presa política; Ana Paula Brito, museóloga e historiadora, coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisadoxs de Sítios de Memória e Consciência (Rebrapesc).

Ciclo de debates: Conhecendo o DOI-Codi-SP

Dias 2, 8 e 9 de agosto de 2023

Inscrições gratuitas por meio de formulário eletrônico

Dia 2/8

https://forms.gle/c4uddsTRExXx99vV7

Dia 8/8

https://forms.gle/D7m63AyRG8VmCE5s7

Dia 9/8

https://forms.gle/TKBmg52633oK1HqY9

Local

CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – SP