Grupo de estudos e leituras do patrimônio cultural no CPC

Em 2024 o Centro de Preservação Cultural inaugura um grupo de estudos do patrimônio cultural voltado a todas as pessoas interessadas em aprender, refletir e discutir sobre o tema a partir da leitura e debate tanto de textos clássicos do campo como aqueles ligados a questões emergentes. A coordenação dos trabalhos ficará a cargo da equipe do CPC e a participação é livre, desde que as pessoas interessadas manifestem compromisso em comparecer a todos os encontros e a ler todos os textos sugeridos. O grupo se organizará em torno de um calendário de leituras e debates mensais construído a partir de sugestões promovidas pelo coordenador e pelos interesses manifestados pelos participantes.

organização

Os encontros mensais na Casa de Dona Yayá se caracterizam pelo debate em torno de um texto previamente acordado pelo grupo, a partir de dinâmica a ser coletivamente organizada. A coordenação dos trabalhos e sua organização será realizada pelo especialista Gabriel Fernandes, da equipe do CPC.

A organização do grupo se dará em módulos semestrais. Pedimos aos interessados que se inscrevam no início de cada módulo e mantenham o compromisso de participar do curso de leituras até sua conclusão — quando poderão manifestar o interesse em continuar nos módulos seguintes. Esperamos também com isto que os próximos módulos possam ser construídos coletivamente com os interessados, a partir de suas demandas, realidades e inquietações. Desta forma, com a consolidação do grupo, o CPC espera que possamos promover uma cultura patrimonial crítica, colaborativa, dialógica, aberta ao dissenso e à construção coletiva do conhecimento.

temas

O grupo realizará a leitura e debate de textos clássicos do patrimônio cultural disponíveis em língua portuguesa — e eventualmente em outros idiomas a partir de entendimento comum do grupo —, bem como de textos recentes ligados a temas emergentes. As leituras previstas para o primeiro módulo estão previamente definidas pela equipe do CPC e as seguintes serão acordadas de acordo com os interesses do grupo a partir de sugestões do coordenador e dos participantes.

calendário e leituras

MÓDULO 1
1º semestre de 2024

Os encontros ocorrerão mensalmente na Casa de Dona Yayá a partir de 26 março de 2024, sempre das 19h00 às 21h30 nas últimas terças-feiras de cada mês:

26 de março
Encontro para o grupo se conhecer e organizar as próximas reuniões.
Leitura do dia: Ulpiano Meneses. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas.

30 de abril
José Reginaldo Santos Gonçalves. Retórica da perda. Os discursos do patrimônio cultural no Brasil (capítulos 1 e 2)

28 de maio
José Reginaldo Santos Gonçalves. Retórica da perda. Os discursos do patrimônio cultural no Brasil (capítulos 3 e 4)

25 de junho
José Reginaldo Santos Gonçalves. Retórica da perda. Os discursos do patrimônio cultural no Brasil (capítulos 5 e 6)

MÓDULO 2
2º semestre de 2024

As datas prováveis para o segundo semestre serão as seguintes. Os textos indicados são apenas uma sugestão: a programação do semestre será discutida com os participantes no fim do primeiro módulo.

27 de agosto
Pierre Nora. Entre memória e história: a problemática dos lugares

24 de setembro
Robert Smithson. Um passeio pelos monumentos de Passaic.

29 de outubro
Laurajane Smith. O espelho patrimonial: ilusão narcisista ou reflexões múltiplas

26 de novembro
José Reginaldo Santos Gonçalves. Mal estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição

participação e compromisso com o grupo

Todas as pessoas adultas interessadas, independente de formação ou de área de atuação, podem participar dos debates desde que manifestem compromisso com a regularidade das leituras e dos encontros mensais voltados à discussão dos temas propostos.

As pessoas interessadas devem preencher o seguinte formulário indicando seu interesse em participar do grupo: https://forms.gle/7ri7N6JAfG5tGhCU7

As inscrições para o módulo 1 (1º semestre de 2024) ficam abertas entre 19/2 e 10/3/2024.

A cada módulo semestral serão emitidos certificados de participação para os integrantes do grupo.