Oficinas de leitura e escrita

Em fevereiro terá início a Oficina de Leitura e Escrita, com seis encontros ao longo do ano que terão como tema obras da literatura contemporânea mundial. A proposta da oficina é estimular a leitura livre e prazerosa, e propiciar um espaço aberto às possibilidades da criação literária partindo da leitura coletiva, discussão e exercício de escrita.

O primeiro encontro acontece no dia 17/2, às 10h, na Mercaria Simples (Rua Rocha, 259, Bela Vista), com o livro “A valise do professsor”, de Hiromi Kawakami (Editora Estação Liberdade, 2012). Uma das escritoras japonesas mais lidas na atualidade, Kawakami vem se destacando por seu estilo ao mesmo tempo refinado e enxuto, com o qual ela fala sobre a vida na metrópole, as transformações da vida, o amor e a sexualidade.

“A valise do professor”, livro ganhador do Prêmio Tanizaki, um dos mais prestigiados do Japão, revela a mente confusa de uma mulher embaralhando cenas reais com sonhos, lembranças e reflexões no cotidiano amoroso e solitário. Tsukiko tem quase 38 anos, trabalha em uma firma e nas horas vagas bebe no bar de Satoru. Nunca foi casada e aparentemente não se importa com isso. Leva uma vida calma e sem grandes emoções, até que passa a encontrar um professor do ensino médio no mesmo bar que frequenta.

Programação

Oficina de Leitura e Escrita

17 de fevereiro

A valise do professor, de Hiromi Kawakami (Estação Liberdade, 2012)

14 de abril

Filho de sangue e outras histórias, de Octavia Butler (Morro Branco, 2020)

16 de junho

A teoria da bolsa da ficção, de Ursula K. Le Guin (n-1 edições, 2021)

18 de agosto

O 13 de maio e outras histórias do pós-Abolição, de Astolfo Marques (Fósforo, 2021)

20 de outubro

A mulher de pés descalços, de Scholastique Mukasonga (Nós, 2017)

8 de dezembro

Nós: uma antologia de literatura indígena, vários autores (Cia. das Letrinhas, 2019)

Para participar é só fazer sua inscrição gratuita em: casarocha259@gmail.com
Mediação: Sabina Anzuategui
Parceria: CPCUSP / Casa Rocha 259 / Livraria Simples