Patrimoniar #11. Adriana Capretz: Memória, silenciamento e crime ambiental em Maceió

A cidade de Maceió, em Alagoas, tem vivido nos últimos anos os efeitos violentos e assustadores decorrentes da mineração predatória em seu território. A extração sistemática de sal-gema por parte da empresa Braskem ao longo de décadas em camadas profundas do solo provocou abalo das camadas superficiais, inviabilizando a vida em bairros inteiros e levando à condenação de construções e estruturas diversas presentes nestes locais. A necessidade de evacuar tal região levou a uma diáspora forçada de parcelas significativas da população de Maceió, redundando na perda de laços de sociabilidade, de vínculos afetivos, de práticas culturais e de manifestações e referências culturais enraizadas neste território. Para além das perdas materiais, trata-se de um violento processo de apagamento de memórias, vivências e práticas culturais cotidianas. Em reação ao duro golpe promovido na vida de milhares de pessoas, repentinamente obrigadas a deixar suas casas e seus cotidianos, diversas iniciativas de memória e de denúncia do crime ambiental vêm sendo promovidas por coletivos e indivíduos diversos.

Para discutir estas questões, nesta edição do Patrimoniar em dezembro de 2023 conversamos com a pesquisadora Adriana Capretz Borges da Silva Manhas, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ao longo do programa retomamos o histórico do desastre ambiental promovido na cidade, seus efeitos materiais e os processos de silenciamento e apagamento de referências culturais e de memória existentes naquela região.

OUÇA AQUI

Adriana Capretz é arquitetura e urbanista, mestre em engenharia urbana e doutora em ciências sociais. É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas onde é líder do grupo RELU — representações do lugar. O RELU discute questões ligadas ao patrimônio, à memória e à história da cidade e da arquitetura. Professora Adriana tem se envolvido fortemente nas questões ligadas ao patrimônio e à memória dos bairros atingidos pela ação da mineração em Maceió.

complementos

créditos

O programa foi produzido por Eduardo Kishimoto e Gabriel Fernandes em dezembro de 2023. A edição é de Eduardo Kishimoto.

sobre o podcast

Reconhecer, documentar, preservar, valorizar, interpretar, lembrar: patrimoniar.

Patrimoniar é o podcast do Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá (CPC), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo voltado à reflexão e ação sobre o patrimônio cultural. No Patrimoniar conversamos sobre lugares, edifícios, lembranças, afetos, disputas, partilhas, culturas e naturezas: falamos, enfim, sobre o patrimônio cultural, aquelas práticas e coisas tão fundamentais para nossas identidades e memórias.

Ao longo dos programas a equipe do CPC falará com pesquisadores, profissionais, ativistas e interessados no patrimônio cultural. Em meio a essas conversas também vamos percorrer as referências culturais de nossa vizinhança, da cidade, da universidade. Entre conversas e documentários vamos patrimoniando.

Patrimoniar está no Spotify, no Apple Podcasts, no Google Podcasts e nos principais agregadores. Veja a lista de todas as plataformas aqui.