Patrimoniar #06. Museus e acervos na universidade

Sobre um fundo amarelo, constam as inscrições:

Patrimoniar #06. Museus e acervos na universidade

Carla Gibertoni Carneiro, Cibele Monteiro da Silva, Flávia Andréa Machado Urzua e Mauricio Candido da Silva.

Há um ditado que corre o mundo dos museus e acervos: “Todas as grandes universidades possuem grandes museus.”

De fato, são inúmeros os casos de universidades de renome internacional que abrigam redes relevantes de museus e outras coleções acadêmicas. A Universidade de São Paulo não foge à regra: além de reunir quatro grandes museus inscritos em seu estatuto ― Museu Paulista (MP), Museu de Zoologia (MZ), Museu de Arqueologia e Etnologia e Museu (MAE) e Museu de Arte Contemporânea (MAC) ― há inúmeros outros pequenos museus ligados às unidades universitárias bem como coleções ligadas a departamentos, laboratórios e outras estruturas de ensino, pesquisa e extensão universitária. De fato, esse rico conjunto de coleções atravessa a história da universidade, constituindo-se de um gigantesco e fascinante rol de documentos, artefatos, obras de arte e outros objetos das mais variadas naturezas e suportes.

Em abril de 2023 ocorreu o seminário Acervos na USP: desafios na gestão e na preservação. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o Centro de Preservação Cultural, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e três grupos ligados ao universo dos acervos universitários: a Rede USP de Profissionais de Museus e Acervos Universitários, a Rede de Conservação Preventiva da USP e o Grupo de Trabalho Acervos na USP. O evento pautou questões ligadas à gestão, pesquisa, preservação e comunicação desses acervos, bem como as potencialidades, limites e desafios do trabalho com acervos na universidade.

Aproveitando as discussões ensejadas pelo seminário, pautamos nesta edição do Patrimoniar o universo dos acervos, museus e coleções universitárias. Para isso, conversamos com quatro profissionais da Universidade de São Paulo com vasta experiência técnica e acadêmica no trabalho com acervos: Carla Gibertoni Carneiro, Cibele Monteiro da Silva, Flávia Andréa Machado Urzua e Mauricio Candido da Silva.

OUÇA AQUI

participantes

Carla Gibertoni Carneiro é historiadora e doutora em arqueologia. Atua desde 1998 como educadora no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, onde é hoje chefe da Divisão de Curadoria.

Cibele Monteiro da Silva é bacharel em Letras e mestre em Estudos Culturais. Atua desde 2004 com conservação e restauração de bens culturais com especial foco em documentos em papel e fotografias. Atualmente integra a equipe do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA), atuando na preservação de seu acervo fílmico e iconográfico.

Flavia Andréa Machado Urzua é bacharel em História e em Pedagogia e é especialista em Organização de Arquivos. Atua no Museu Paulista com atividades de conservação e restauro do acervo.

Mauricio Candido da Silva é historiador, museólogo e doutor em arquitetura e urbanismo. Tem ampla experiência com museus de ciências e história natural, tendo atuado no Museu de Zoologia e no Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, do qual é hoje coordenador.

complementos

créditos

O programa foi produzido e editado por Eduardo Kishimoto e Gabriel Fernandes em junho de 2023.