Roteiros do Patrimônio da USP

O projeto Roteiros do Patrimônio é um convite ao reconhecimento das memórias e histórias da Universidade por meio do seu diverso patrimônio cultural com o qual a comunidade acadêmica estabelece processos de construção de conhecimento, pertencimento e valor. São sugestões de percursos que foram traçados tendo como referência edifícios significativos dos campi da USP pelo seu valor histórico, arquitetônico ou afetivo. Os roteiros são destinados tanto à comunidade universitária quanto à comunidade externa. Fundada na década de 1930, a USP é uma das instituições de ensino e pesquisa mais importantes do Brasil e da América Latina, e faz parte da história de São Paulo.

Os Roteiros do Patrimônio da USP dão continuidade à série Guias CPC, que busca identificar e divulgar o rico patrimônio cultural da Universidade e suas referências culturais. Nesta primeira etapa do projeto foram elaborados três roteiros de visitação que apresentam a Cidade Universitária “Armando Salles de Oliveira”, as unidades espalhadas na região central da capital e o campus São Carlos, no interior do estado, em colaboração como Instituto de Arquitetura de Urbanismo. Para cada roteiro foi produzido um guia com o mapa do local, o trajeto sugerido, os pontos de parada e a apresentação dos pontos de parada.  Os guias serão complementados, ainda, por áudios disponíveis para acesso por meio de QRCode que trazem informações sobre os locais e reproduzem os sons dos ambientes da USP, ampliando a experiência sensorial dos roteiros. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente para fazer os roteiros com o acompanhamento dos monitores do CPC-USP nos horários determinados.

Roteiros do Patrimônio da USP Campus Butantã

Dentro da vasta pluralidade da Cidade Universitária, propõe-se um percurso pela Cidade Universitária “Armando Salles de Oliveira” que, partindo do Centro de Práticas Esportivas, o CEPE, busca explorar alguns exemplos do patrimônio edificado e também natural, histórico e acadêmico do campus. Valorizando os usos e as vivências cotidianas, os lugares e edifícios, bem como as memórias, o trajeto propõe a apresentação e o convite à reflexão sobre os múltiplos significados do patrimônio cultural da Universidade de São Paulo.

Roteiros do Patrimônio da USP Centro da cidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo guarda estreita relação com a região central da Capital. As instituições de ensino superior que deram origem à USP em 1934, à exceção da Escola Superior de Agricultura em Piracicaba, ficavam nessa região, como a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina, a Escola Politécnica, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Escola de Medicina Veterinária, o Instituto de Educação e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL). Entre os anos 1940, com o início do processo de construção do campus universitário no bairro do Butantã, até a década de 1970, algumas unidades foram tranferidas para o Campus. Permaneceram no Centro o chamado Quadrilátero da Saúde, a Faculdade de Direito, uma unidade da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design e órgãos de extensão e cultura.

Roteiros do Patrimônio da USP Campus São Carlos

Partindo do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade de São Carlos, e com destino final a portaria principal do campus, na Avenida Trabalhador São Carlense, a caminhada pretende alcançar a compreensão do patrimônio universitário para além do campus e alcançando a própria cidade. O percurso sugerido é totalmente caminhável, com uma subida do CDCC até o campus e descida até a portaria principal. Um caminho alternativo, mais longo, passa pela avenida mais importante da cidade, a Avenida São Carlos, onde estão outros pontos de interesse, como a Catedral de São Carlos, o Jardim Público, a Praça Coronel Salles (Praça dos Pombos) e a Escola Álvaro Guião.

Datas para agendamento

28/06/2023 (quarta-feira), às 14h no CAMPUS USP BUTANTÃ