Patrimoniar #05. Welita Caetano: Movimentos de moradia e o bairro do Bexiga

As áreas centrais de São Paulo são marcadas pela presença de uma série de edifícios que, por permanecerem ociosos por longos períodos, descumprem a função social da propriedade privada prevista pela Constituição Federal. Ao mesmo tempo, por outro lado, o avanço do mercado imobiliário nessas áreas têm levado à demolição de antigos edifícios e à expulsão de populações de baixa renda, o que resulta em alterações significativas ao patrimônio cultural espalhado pela cidade. Os movimentos de moradia que atuam nas áreas centrais têm promovido papel fundamental tanto na defesa da função social da propriedade, ocupando imóveis vazios, quanto na resistência aos processos de expulsão de populações vulneráveis.

Neste programa conversamos com Welita Caetano, cientista do trabalho e liderança da Frente de Luta por Moradia (FLM). Ao longo da conversa abordamos as práticas e manifestações culturais e políticas dos movimentos de moradia, sua memória e os impactos de projetos recentes na memória e na identidade do bairro do Bexiga.

OUÇA AQUI!

complementos

créditos

O programa foi produzido por Eduardo Kishimoto e Gabriel Fernandes em maio de 2023. A edição é de Eduardo Kishimoto.

Ao longo do programa ouvimos também registros de ensaios do Coralusp Dona Yayá entoando a música “Ágbà”, de Douglas Germano, com arranjo de Selma Boragian.

sobre o podcast

Reconhecer, documentar, preservar, valorizar, interpretar, lembrar: patrimoniar.

Patrimoniar é o podcast do Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá (CPC), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo voltado à reflexão e ação sobre o patrimônio cultural. No Patrimoniar conversamos sobre lugares, edifícios, lembranças, afetos, disputas, partilhas, culturas e naturezas: falamos, enfim, sobre o patrimônio cultural, aquelas práticas e coisas tão fundamentais para nossas identidades e memórias.

Ao longo dos programas a equipe do CPC falará com pesquisadores, profissionais, ativistas e interessados no patrimônio cultural. Em meio a essas conversas também vamos percorrer as referências culturais de nossa vizinhança, da cidade, da universidade. Entre conversas e documentários vamos patrimoniando.

Patrimoniar está no Spotify, no Apple Podcasts, no Google Podcasts e nos principais agregadores. Veja a lista de todas as plataformas aqui.