Patrimoniar #03. Alberto Luiz dos Santos e Rodrigo Accioli Almeida: futebol e patrimônio cultural

Mais do que uma modalidade esportiva, o futebol se constitui no Brasil de uma prática cultural popular que mobiliza afetos, memórias, identidades e lugares. Dos grandes estádios aos campos de várzea, das peladas nas ruas aos espetáculos comerciais, ao redor do futebol orbitam diversas formas de rituais, performances e disputas — as quais se espalham pelo espaço urbano transcendendo em muito os espaços estritamente dedicados à prática esportiva.

No contexto de mais uma Copa do Mundo, o CPC pauta o futebol como patrimônio cultural em uma conversa com os geógrafos e pesquisadores Alberto Luiz dos Santos e Rodrigo Accioly Almeida, autores de pesquisas recentemente defendidas na Universidade de São Paulo a respeito de distintas facetas dessa prática que tanto diz sobre a ação, identidade e memória de parcelas significativas da população brasileira.

Complementos

• A tese de doutorado de Alberto Luiz dos Santos foi defendida em 2021 e é intitulada O samba como patrimônio cultural em São Paulo (SP): as batucadas de beira de campo e o futebol de várzea. Ela pode ser baixada aqui.
  • A dissertação de mestrado de Rodrigo Accioly Almeida foi defendida em 2021 e é intitulada Entre Muretas e matches: disputas e narrativas hegemônicas na produção simbólica da paisagem através do Santos FC. Ela pode ser baixada aqui.
  • Acompanhe a programação do CPC em usp.br/cpc e no perfil @cpcusp no YouTube, Facebook, Twitter e Instagram.

Créditos

Patrimoniar é uma produção do Centro de Preservação Cultural (CPC), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Este programa foi produzido por Gabriel Fernandes e Eduardo Kishimoto na Casa de Dona Yayá, sede do CPC. A edição é de Eduardo Kishimoto.

sobre o podcast

Reconhecer, documentar, preservar, valorizar, interpretar, lembrar: patrimoniar.

Patrimoniar é o podcast do Centro de Preservação Cultural — Casa de Dona Yayá, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo voltado à reflexão e ação sobre o patrimônio cultural. No Patrimoniar conversamos sobre lugares, edifícios, lembranças, afetos, disputas, partilhas, culturas e naturezas: falamos, enfim, sobre o patrimônio cultural, aquelas práticas e coisas tão fundamentais para nossas identidades e memórias.

Ao longo dos programas a equipe do CPC falará com pesquisadores, profissionais, ativistas e interessados no patrimônio cultural. Em meio a essas conversas também vamos percorrer as referências culturais de nossa vizinhança, da cidade, da universidade. Entre conversas e documentários vamos patrimoniando.

Patrimoniar está no Spotify, no Apple Podcasts, no Google Podcasts e nos principais agregadores. Veja a lista de todas as plataformas aqui.