Conversa com pesquisadores. Bexiga: patrimônio e cidade

A região da cidade conhecida como Bexiga — ou Bixiga, a depender do interlocutor — é caracterizada pelo acúmulo simultâneo de muitas realidades: são vários os grupos sociais que ocupam o bairro, bem como são múltiplas as identidades e as manifestações culturais. Território associado à presença e à memória negra, italiana e nordestina na cidade (entre muitos outros grupos que habitam o lugar), o dia-a-dia do Bexiga é marcado por uma rica interação entre muitas práticas culturais e por um uso intenso das ruas. São também muitas as disputas em torno dos significados, narrativas e representações do bairro.

Reunindo uma parcela significativa dos bens culturais oficialmente reconhecidos na cidade de São Paulo — cerca de um terço dos imóveis tombados pelo município encontram-se no Bexiga —, celebramos em dezembro os vinte anos do tombamento do bairro pela resolução 22 de 2002 do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de São Paulo.

Nesta Conversa com pesquisadores trataremos de pesquisas recentemente realizadas na Universidade de São Paulo que tratam do Bexiga e de suas relações com o campo do patrimônio cultural. Adriana Terra apresentará sua pesquisa em torno das relações de pertencimento e construção de identidades no Bexiga atual. Entre processos de construção, negociação e disputa de afetos, representações e apropriações do bairro pelos moradores, revela-se um Bexiga que mobiliza imaginários e onde a rua tem papel fundamental. Diego Vargas, por sua vez, apresentará a trajetória e as disputas em torno da memória e do esquecimento dos Arcos do Bexiga. O trabalho apresenta memórias ligadas ao processo de expulsão dos moradores que ocupavam a área sobre a qual atualmente encontram-se os arcos, bem como conflitos recentes a respeito de sua patrimonialização.

Participantes

Adriana Terra é jornalista formada pela Cásper Líbero, com mestrado em Estudos Culturais pela USP. Há quinze anos trabalha como repórter e editora, tendo escrito para UOL — onde assinou o blog SP a Pé de 2018 a 2020 —, Revista Brasileiros, CNN, Revista da Cultura, Elástica, Quatro Cinco Um. Co-realizou os curtas 13 na 13 (2017) e Eu sou Bixiga (2015). É autora do podcast Andança e, desde 2022, professora na Faculdade Santa Marcelina.

Diego Vasconcellos Vargas é mestre em Gestão de Políticas Públicas e Doutorando em Mudança Social e Participação Política na EACH–USP, com experiência na área de políticas de memória, memória coletiva, memória das cidades com ênfase no território paulistano.

Sobre as Conversa com pesquisadores

Tratam-se de rodas de conversa com especialistas e pesquisadores do campo do patrimônio cultural, com o objetivo de promover a divulgação da produção acadêmica e a aproximação entre o universo acadêmico e a sociedade em geral. As conversas são uma oportunidade para conhecer os pesquisadores e seus objetos de investigação, além de proporcionar um espaço para debate e troca de conhecimento.

Serviço

Data
14 de dezembro de 2022

Horário
19h às 21h

Local
Centro de Preservação Cultural — Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP

Atividade gratuita
Não há necessidade de inscrição prévia. Pedimos aos interessados que compareçam portando máscaras.