AEX Roteiros do patrimônio da USP: chamada para estudantes de graduação

Estudantes de graduação da Universidade de São Paulo estão convidados a participar da AEX — Roteiros do patrimônio da USP, que ocorrerá articulada ao 3º Seminário Patrimônio Cultural Universitário. Na atividade os estudantes serão responsáveis pelo oferecimento de itinerários interpretativos dos bens culturais presentes na USP, bem como irão compor a equipe de apoio para a realização do Seminário.

A atividade é composta de duas etapas:

• ETAPA 1. Formação. Neste primeiro momento, antes da realização do seminário, os estudantes participarão de encontros com a equipe do CPC para discutir e pautar a temática do patrimônio cultural universitário, bem como para conhecer os roteiros do patrimônio editados pelo CPC.
  • ETAPA 2. Seminário. Durante a realização do 3º Seminário Patrimônio Cultural Universitário os estudantes participarão da equipe de apoio para sua realização e promoverão com o público os itinerários pelos bens culturais da USP.

É imprescindível que todos os interessados se comprometam a estar presentes em TODOS os encontros de formação e em todos os dias de realização do Seminário.

calendário

Inscrições (ver instruções abaixo)
22/7 a 1º/8/2024

Período de seleção dos inscritos
2 a 4/8/2024

Divulgação dos selecionados
5/8/2024

Realização da atividade
Etapa de formação:
7, 14, 21, 28/8/2024, quartas-feiras, das 14h às 17h
10/8 (sábado), das 10h às 16h

Etapa de realização do seminário:
3 a 6/9/2024, das 9h às 18h

sobre a AEX

A proposta tem como objetivo a elaboração de roteiros de visitação com a temática do patrimônio cultural da USP. A USP concentra um rico acervo edificado em seus diversos campi universitários que tem enorme potencial de construção de conhecimentos, pertencimentos e valores junto à comunidade acadêmica. O projeto em questão se realiza na esteira de outras iniciativas do Centro de Preservação Cultural da USP de estudo, conhecimento e divulgação deste patrimônio edificado. A proposta é oferecer Roteiros de Visitação na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO) e no Centro de São Paulo e participar das atividades do Centro de Preservação Cultural da USP no que se refere aos temas do patrimônio universitário. O CPC–Casa de Dona Yayá desenvolve ações de caráter patrimonial voltadas à identificação, inventariação, pesquisa, preservação,
comunicação, educação e extroversão do patrimônio cultural universitário, bem como de assessoria na formulação de políticas públicas patrimoniais na Universidade de São Paulo. É também detentor e guardião de um bem cultural específico (a Casa de Dona Yayá), tornando-o também um sítio patrimonial, além de um espaço voltado à realização de ações de cultura e extensão universitária. Trata-se assim de um órgão com um enorme potencial de promover a reflexão e a ação sobre o patrimônio, de fomentar o diálogo e produzir conhecimento junto com a sociedade.

instruções para inscrição

1. Primeiramente, o aluno deve acessar o JupiterWeb ou o Portal de Serviços da USP, onde ele clica no link Atividades Extensionistas Curriculares (AEX) para visualizar as atividades oferecidas no momento;
  2. Em seguida, o aluno deve localizar a atividade “Roteiros do Patrimônio da USP” preenchendo o campo com o nome da atividade e inserindo “Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)” como Unidade/Colegiado;
  3. Depois, para ver os detalhes da atividade, o aluno seleciona a AEX e clicará em Detalhes – Inscrição/remoção;
  4. O aluno encontrará as informações da AEX “Roteiros do Patrimônio da USP” e, caso seja de seu interesse se inscrever na atividade, ele deverá inserir no campo indicado sua motivação para atuar na mesma;
  5. Então, o aluno clica em Inscrever/Alterar para submeter sua inscrição;
  6. Por fim, na data de divulgação do resultado da seleção, o aluno receberá um e-mail da Seção de Apoio confirmando seu interesse na AEX. Com o aceite do aluno, conclui-se a inscrição.

Serão selecionados os estudantes que puderem se comprometer em estar presentes em todos os dias determinados no calendário acima: 7, 10, 14, 21, 28/8/2024 (etapa 1) e 3, 4, 5 e 6/9/2024 (etapa 2).

sobre os roteiros do patrimônio da usp

O projeto Roteiros do Patrimônio da USPé uma realização do Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá que tem como missão colaborar no reconhecimento, preservação, salvaguarda e difusão dos bens culturais da Universidade de São Paulo. O projeto consiste na estruturação de itinerários que são um convite à visitação e à reflexão sobre o patrimônio cultural universitário. Os Roteiros procuram fomentar o conhecimento sobre a história da USP, apresentando espaços de particular importância cujas informações são organizadas em três eixos: valores e memórias, história material e seus usos. Atualmente são oferecidos três Roteiros: no Campus Butantã, no Centro de São Paulo e no Campus São Carlos.

sobre o iii seminário patrimônio cultural universitário

O Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, promove entre os dias 3 e 6 de setembro de 2024 o 3º Seminário Patrimônio Cultural Universitário. Com a intenção de debater questões ligadas à gestão, pesquisa, preservação, interpretação e valorização dos bens culturais próprios da vida e da experiência universitária, o CPC busca com este evento reunir pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados no tema.

Com apoio da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o evento é organizado em torno de conferências, mesas de debate e sessões de comunicação, nas quais serão discutidas e apresentadas as várias facetas das referências culturais universitárias, abarcando edificações, monumentos, acervos, celebrações, lugares, formas de expressão, celebrações, paisagens e naturezas vividas nas universidades.