Oficina Vai-Vai fica: possibilidades para a quadra do Vai-Vai no Bixiga

Na última semana de julho acontece no Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá a oficina intensiva Vai-Vai fica: possibilidades para a quadra do Vai-Vai no Bixiga. Iniciativa em parceria do CPC com a escola de samba Vai-Vai e com o coletivo Malungo, a oficina pretende reunir pessoas interessadas em pensar de forma colaborativa possibilidades, estudos e projetos para a ocupação de espaços do bairro pelo Vai-Vai.

objetivos

Elaboração colaborativa de bases e estudos preliminares para a nova Quadra do Vai-Vai, ocupando o edifício tombado Zaccaro e a Fábrica Eln, no Bixiga. Reflexão e diálogo sobre a importância da permanência da Escola de Samba no bairro, marco fundamental da memória negra e também dos laços de sociabilidade negra atual no Bixiga.

por que pensar projetos para o Vai-Vai no Bixiga?

O Cordão Carnavalesco Vai-Vai nasceu na década de 1920, organizado a partir das ruas e casas do Bixiga. Nos anos 1970, já como Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai Vai, ocupou a área entre as ruas São Vicente, Lourenço Granato e Cardeal Leme, em frente à Praça 14 Bis; região essa que corresponde a uma porção relevante do Quilombo Saracura, estabelecido no século XIX às margens do rio que leva o mesmo nome.

Em 2020, a pressão gerada pelos planos de uma nova linha de metrô levou ao controverso e problemático deslocamento da Escola de seu lugar, onde Sede Social e Palco delimitavam território em que ensaios semanais tradicionalmente aconteciam na rua.

Desde o despejo do Vai-Vai de sua Sede, a Escola tem feito seus ensaios em quadras cedidas e fora do Bixiga, e busca pela negociação de uma saída para sua permanência no bairro. Para além de seu nascimento ali, sua presença foi fundamental durante mais de noventa anos enquanto nó de sociabilidade, lugar não só de práticas culturais variadas como também de práticas educativas e assistenciais para a comunidade.

No momento atual, o Vai-Vai vem disputando a possibilidade de construir sua nova Quadra em um lugar que se apresenta como espaço viável para amparar suas atividades de grandes dimensões: trata-se do edifício — hoje abandonado — Antigo Cine Rex/Teatro Zaccaro e Fábrica Eln. Um bem material tombado pelo Conpresp, esta edificação art déco abrigou um movimentado cinema e tem posição de centralidade no bairro do Bixiga.

A intervenção no patrimônio tombado, investigando formas possíveis de ocupação e ressignificação daquele espaço, para abrigar um dos mais importantes lugares de sociabilidade e cultura da região — representando não só a memória mas a prática atual e ativa da população negra da cidade de São Paulo — se apresenta como uma oportunidade única de investigação projetual e de aprendizado colaborativo entre estudantes de arquitetura, coletivos locais e Escola de samba.

programa

29/7, segunda-feira
Apresentação da oficina, discussão e levantamento in loco

30/7,  terça-feira
Conversa sobre intervenção em bens culturais e produção de bases

31/7, quarta-feira
Conversa com o coletivo Saracura Vai-Vai sobre o Bixiga como território negro e ateliê de projeto

1º/8, quinta-feira
Ateliê de projeto

2/8, sexta-feira
Ateliê de projeto e apresentação/discussão final

ministrantes

Minoru Naruto
Flávia Santana
Victor Prospero
André Felipe

serviço

Datas e horários
De 29 de julho a 2 de agosto de 2024, das 14h às 18h

Local
A oficina ficará baseada no Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá mas também ocorrerá em outros espaços do bairro e em entidades parceiras, a depender da dinâmica dos projetos e estudos desenvolvidos.

Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353
Bela Vista, São Paulo, SP

Público-alvo
Arquitetos, estudantes de arquitetura e urbanismo e áreas afins e demais interessados na discussão e elaboração de estudos preliminares de arquitetura e em intervenção em bens culturais.

Inscrições
Interessados devem preencher as informações requeridas em https://forms.gle/zZzkQHARbAcdR36Y9

AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ O DIA 21 DE JULHO DE 2024.

O formulários solicita uma breve carta de apresentação e intenções, na qual espera-se que os candidatos descrevam seus perfis e de que forma pretendem colaborar com a discussão em curso. Os ministrantes selecionarão os candidatos em função das respostas apresentadas. Os selecionados serão notificados a partir de 24/7.