Chamada de trabalhos para o III Seminário Patrimônio cultural universitário

Chamada de trabalhos. III Seminário Patrimônio Cultural Universitário

Uma miríade de manifestações culturais caracteriza o dia-a-dia da vida universitária: estudantes, docentes, profissionais das universidades e demais frequentadores e entusiastas dos campi universitários constituem grupos sociais detentores de inúmeros bens culturais específicos da experiência universitária. De tradições e práticas de aulas e de laboratórios aos rituais ligados às manifestações esportivas, políticas e artísticas promovidas por tais sujeitos; de saberes cotidianos compartilhados por estudantes em suas táticas de enfrentamento dos desafios do dia-a-dia de aulas e pesquisas aos sóbrios e formais ritos de provimento de títulos acadêmicos; de lugares marcados pela memória de festas e pelo acúmulo de afetos cotidianos aos instrumentos, acervos e edificações próprios da cultura e da prática científica: o patrimônio cultural universitário é heterogêneo, complexo e associado a diferentes indivíduos e grupos constituintes da comunidade acadêmica.

Apesar da riqueza desse enorme conjunto de bens culturais e embora seja justamente nas universidades que se concentram pesquisas em torno da temática do patrimônio cultural, o reconhecimento, a preservação, a interpretação e a valorização desse patrimônio ainda carece de consolidação e de pesquisas mais abrangentes e profundas, constituindo-se num campo ainda pouco explorado e marcado por um pequeno número de iniciativas de investigação. Com efeito, ainda que não seja incomum a presença de sítios, monumentos, acervos e edificações localizados em universidades nas listas de acautelamento de órgãos de preservação, tratam-se muitas vezes de processos de atribuição de valor que privilegiam características isoladas da experiência universitária ou mesmo alheias a ela — como no caso de processos de tombamento de edifícios universitários que se guiam mais pelas suas características estilísticas ou por sua vinculação a uma certa história canônica da arquitetura e não em função de sua inserção na vida universitária ou do papel que exercem em meio aos processos de atribuição de valor e de significado por parte de seus habitantes (estudantes, docentes, funcionários, pesquisadores, etc).

chamada de trabalhos

Neste sentido, buscamos com esta chamada reunir pesquisadores que trabalhem com as diferentes dimensões do patrimônio cultural universitário, entendido em suas especificidades e em sua relação intrínseca com os vários grupos sociais que constituem a experiência universitária. Destacamos que não consideramos o patrimônio cultural universitário uma categoria à parte do patrimônio ou um ramo disciplinar isolado, mas como um recorte de pesquisa que reúne uma problemática própria: como se dão, por exemplo, os processos de atribuição de valor e de significado pelos distintos sujeitos das comunidades universitárias? Como conciliar as práticas de preservação e de salvaguarda com o dinamismo e a efervescência da vida universitária? Como pensar a salvaguarda e preservação de traços da presença altamente rotativa de distintas gerações de estudantes? Como lidar com as práticas de longa duração entre tais gerações? Que etnografias, cartografias sociais e outras formas de registro e interpretação da vida universitária são possíveis nos lugares e edificações dedicadas ao ensino, pesquisa e extensão mas também nos espaços de moradia e vivência estudantil dentro e fora dos campi? Como promover inventários participativos e outras formas de educação patrimonial no contexto dos campi universitários?

São bem-vindas iniciativas de ensino, pesquisa, extensão e de gestão universitária que abarquem problemas como estes, entre outros, e os insiram num quadro contemporâneo de discussões em torno do patrimônio cultural.

temas

Não se limitando aos seguintes e não sendo necessário circunscrever as propostas a apenas um deles, aceitam-se trabalhos que se insiram nos seguintes eixos de discussão do patrimônio universitário:

• Referências culturais universitárias: lugares, celebrações, formas de expressão e saberes universitários
  • Patrimônio arquitetônico, urbanístico, paisagístico e natural dos campi universitários
  • Patrimônio de ciência e tecnologia das universidades
  • Patrimônio universitário ligado às redes de alimentação, às práticas esportivas, culturais, políticas e artísticas, aos ritos acadêmicos, às práticas de estudo e formação, às vivências cotidianas, etc

regras para encaminhamento de trabalhos

Os trabalhos devem ser encaminhados por meio deste formulário:

Atentar para as seguintes orientações:

• Cada trabalho poderá ter até 3 autores.
  • Os resumos devem apresentar até 300 palavras e devem apresentar o escopo do trabalho, seus objetivos, métodos, resultados e conclusões.
  • Os trabalhos selecionados serão apresentados presencialmente durante o evento.
  • A chamada fica aberta até o dia 31 de maio de 2024.
  • Não há taxa de inscrição. A participação no evento será gratuita.
  • A comunicação dos selecionados ocorrerá a partir de 17 de junho de 2024.
  • O III Seminário Patrimônio cultural universitário será realizado entre os dias 2 e 6 de setembro de 2024 na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira (Campus USP Butantã), São Paulo, SP.
  • Os selecionados se comprometem a enviar artigo completo, com tamanho e formatação a serem oportunamente comunicados, até a data de realização do evento a fim de compor os Anais do Seminário, que serão publicados de forma eletrônica em plataforma de acesso aberto.
  • TODA A COMUNICAÇÃO COM OS AUTORES SERÁ REALIZADA POR MEIO DO E-MAIL APRESENTADO NESTE FORMULÁRIO