Conversas com pesquisadores: lançamento das publicações dos Roteiros do Patrimônio da USP

Lançamento:

Roteiros do Patrimônio da USP
Publicações

Nos dias 3 de abril e 8 de maio de 2024 ocorrerá o lançamento das publicações do projeto Roteiros do patrimônio da USP, iniciativa do CPC de extroversão e valorização dos bens culturais da Universidade de São Paulo. Os livretos apresentam uma sugestão de itinerário patrimonial em três diferentes territórios nos quais se localizam edifícios, monumentos, lugares e outras referências culturais significativas para a identidade e memória da universidade: o Centro de São Paulo, a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira e o campus da USP em São Carlos.

O lançamento será acompanhado de duas Conversas com pesquisadores nas quais vamos discutir questões ligadas à relação do patrimônio cultural com o turismo social, com as universidades, com itinerários patrimoniais e com as cidades.

Encontro 1. Turismo, cidade e patrimônio

Nesta primeira Conversa recebemos o pesquisador Paulo Tácio Aires Ferreira, autor de pesquisa de doutorado que discute as relações entre turismo social, patrimônio cultural e processos de resistência em áreas periféricas na metrópole paulistana, sobretudo a partir da ação e do discurso de uma série de coletivos de ativismo urbano e cultural. O trabalho aponta uma rede complexa de ações ligadas ao patrimônio cultural das periferias e sua interface com práticas do turismo.

Na ocasião, a equipe do CPC também apresentará o trabalho de elaboração dos Roteiros, sua interface com o espaço urbano e suas manifestações culturais.

Encontro 2. Cidade, universidade e roteiros patrimoniais

Na segunda Conversa receberemos os pesquisadores André Faraco e Luciene Abrunhosa. André é autor de uma pesquisa sobre os bens culturais da comunidade universitária do campus da USP em São Carlos, tendo promovido um inventário de referências culturais com participação dos estudantes. O resultado é um rico levantamento de lugares, saberes, celebrações e formas de expressão próprias da vida universitária daquele território. Luciene Abrunhosa, por sua vez, discute a presença no tecido urbano paulistano de elementos de identidade e memória ligados à Universidade Presbiteriana Mackenzie, articulando percursos culturais pela cidade com o trabalho museológico do Centro Histórico e Cultural Mackenzie.

Neste segundo dia a equipe do CPC também apresentará suas propostas de roteiros patrimoniais, refletindo sobre a relação entre universidade, patrimônio cultural e cidade.

Palestrantes

Paulo Tácio Aires Ferreira é turismólogo, mestre em Mudança Social e Participação Política e doutor em Turismo. É Agente Cultural na Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André e atualmente trabalha na Gerência de Documentação e Preservação Cultural do Museu de Santo André, onde tem desenvolvido trabalhos com educação patrimonial. Possui 20 anos de experiência na área da cultura. É militante do campo do patrimônio cultural e membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep). Nasceu e cresceu nas periferias da Zona Leste de São Paulo.

André Faraco é arquiteto e urbanista, mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo. Desde 2019 é pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC). Foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste (2021−2022). Recebeu o prêmio “Destaque Cultural do Ano — Categoria Patrimônio Histórico Material em 2020”, concedido pela Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Membro do Icomos-Brasil, com participação no Comitê Nacional de Interpretações, Educação e Narrativas Patrimoniais. Autor do livro “Educação Patrimonial em São Carlos: identificando referências culturais na universidade e na escola” (2023).

Luciene Aranha é pedagoga e museóloga. Atuou como docente no Ensino Fundamental por muitos anos e desde 2012 ocupa o cargo de Curadora no Centro Histórico e Cultural Mackenzie. É pós-graduada em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Colecionismo, Museologia e Curadoria (Faculdade Belas Artes) e mestre em Museologia no Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia (Universidade de São Paulo). Sua pesquisa se desenvolve nos temas de Educação e Cidades tendo os museus e seus acervos como espaço de aprendizagem significativa, possibilitando a reflexão crítica sobre esses espaços e suas memórias.

Serviço

Datas e horários
Conversa 1
3 de abril de 2024, das 19h às 21h30

Conversa 2
8 de maio de 2024, das 19h às 21h30

Evento gratuito
Não há necessidade de inscrição. Haverá emissão de certificado mediante assinatura de lista de presença durante o evento.

Convidados
Conversa 1
Paulo Tácio Aires Ferreira

Conversa 2
André Faraco
Luciene Aranha Abrunhosa

Local
Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, São Paulo, SP

sobre os roteiros do patrimônio da usp

O projeto Roteiros do Patrimônio da USPé uma realização do Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá que tem como missão colaborar no reconhecimento, preservação, salvaguarda e difusão dos bens culturais da Universidade de São Paulo. O projeto consiste na estruturação de itinerários que são um convite à visitação e à reflexão sobre o patrimônio cultural universitário. Os Roteiros procuram fomentar o conhecimento sobre a história da USP, apresentando espaços de particular importância cujas informações são organizadas em três eixos: valores e memórias, história material e seus usos. Atualmente são oferecidos três Roteiros: no Campus Butantã, no Centro de São Paulo e no Campus São Carlos.

sobre as conversas com pesquisadores

Tratam-se de rodas de conversa com especialistas e pesquisadores do campo do patrimônio cultural, com o objetivo de promover a divulgação da produção acadêmica e a aproximação entre o universo acadêmico e a sociedade em geral. As conversas são uma oportunidade para conhecer os pesquisadores e seus objetos de investigação, além de proporcionar um espaço para debate e troca de conhecimento.