CURSO Introdução à extroversão do patrimônio cultural

Curso de Introdução à extroversão do patrimônio cultural

Os processos de patrimonialização dos bens culturais costumam ser divididos em três instâncias, as quais caracterizam um tripé de ação patrimonial análogo aos processos museológicos definidos pelas ações de pesquisa, de preservação e de comunicação. Duas dessas instâncias (a de pesquisa/identificação e a de preservação de bens culturais) são amplamente conhecidas, estudadas e praticadas. Para elas há inúmeros marcos normativos e estudos acadêmicos, bem como um acúmulo de experiências e reflexões sistematizado nas famosas cartas patrimoniais.

A terceira instância deste tripé, contudo, permanece ainda carente de maior atenção por parte de profissionais, instituições e ações de patrimonialização. Há, inclusive, certa dificuldade no interior do campo de melhor definir tal instância: tratam-se de ações de difusão, de valorização, de comunicação? Eventualmente adotou-se no mundo anglófono e importou-se para cá a expressão “interpretação”, mas talvez ela seja problemática. Eventualmente também se confundem ações de difusão de bens culturais com ações mais amplas de educação patrimonial — este, contudo, se constitui de um campo que transcende a mera esfera da difusão dos bens e atravessa também as ações de pesquisa e preservação.

Neste curso pretendemos abordar panoramicamente os problemas relacionados a esta terceira instância do patrimônio cultural de definição ainda confusa. Apesar de sua marginalidade nos órgãos de preservação, trata-se de um campo que tem testemunhado avanços relevantes nas práticas patrimoniais recentes, levando-se em conta a multiplicação de experiências e atividades como o turismo social, as jornadas do patrimônio, a presença da pauta patrimonial em redes sociais, entre outros fenômenos semelhantes.

Discutiremos as várias definições associadas à palavras usualmente utilizadas para nos referirmos a esta terceira instância (interpretação, comunicação, difusão, educação, etc), bem como trabalharemos com seus problemas, limites e potencialidades. Avaliaremos atividades tradicionalmente ligadas à extroversão do patrimônio (como a organização de exposições, as várias práticas deambulatórias associadas a roteiros e itinerários, a produção de publicações, inserções em redes sociais, etc) bem como sua interface com a educação patrimonial.

Programa

  • 5/4. Encontro 1. Extroversão, educação, interpretação, comunicação?
  • 12/4. Encontro 2. Educação patrimonial no Brasil (convidada: Simone Scifoni)
  • 19/4. Encontro 3. A experiência do CPC + exercício de proposição de projeto
  • 22/4 (sábado). Encontro 4. Aula externa em espaço patrimonial a definir.
  • 26/4. Encontro 5. Fechamento do curso e apresentação dos exercícios dos participantes

Serviço

Datas e horários
Quartas-feiras, das 19h às 21h30, entre 5 e 26 de abril de 2023 (e uma aula externa no sábado, 22/4, às 10h)

Carga horária
12,5h

Público-alvo
Profissionais, pesquisadores e ativistas do campo patrimonial, bem como interessados em ações com bens culturais de uma forma geral.

Local
Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, São Paulo, SP

Curso presencial

Atividade gratuita
30 vagas

Inscrição e seleção dos candidatos

Interessados devem preencher formulário no Sistema Apolo até o dia 19 de março de 2023. Além de seus dados pessoais, devem encaminhar uma carta de intenção para participação no curso, na qual articulem o interesse em realizar este curso com suas trajetórias acadêmicas, profissionais ou pessoais, bem como com seu interesse em realizar estudos ou projetos futuros.

Link para inscrição: https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=1&codcurceu=10400352&codedicurceu=23001&numseqofeedi=1&oriins=W

Os selecionados serão comunicados exclusivamente via e-mail a partir do dia 23 de março e deverão confirmar sua participação.