2º Seminário interno Acervos na USP: por uma política de acervos

2º Seminário interno Acervos na USP: por uma política de acervos

Acontece no dia 13 de maio de 2025, nas dependências do InovaUSP, na Cidade Universitária, o 2º Seminário Acervos na USP, no qual profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores ligados aos vários acervos da Universidade terão a oportunidade de discutir as potencialidade, limites e desafios na sua gestão, reconhecimento, preservação e comunicação.

Neste 2º Seminário pretendemos encaminhar uma primeira proposta de política de acervos para a Universidade a partir das discussões desenvolvidas na primeira edição do evento, ocorrida em abril de 2023. Naquele momento foram levantadas uma série de dificuldades, desafios e potencialidades na integração dos acervos espalhados pelas unidades às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como ao seu reconhecimento, preservação, difusão e gestão.

Programa

O seminário será dividido em três partes e ocorrerá ao longo do dia 13 de maio de 2025 nas instalações do edifício do InovaUSP.

MANHÃ
9h–10h. Abertura e apresentação do seminário
A direção do Centro de Preservação Cultural abrirá os trabalhos e apresentará os resultados do seminário anterior e os trabalhos que deram origem à minuta de Política de Acervos para a universidade.

10h–12h. Conferência
Marta Lourenço
Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

TARDE
14h–17h30. Oficina
Neste encontro os participantes discutirão os termos da minuta de Política de Acervos, bem como o conjunto de contribuições à política encaminhadas durante o período de consulta pública. Pretende-se com estas discussões amadurecer o texto e propor alterações para seu posterior encaminhamento aos órgãos colegiados deliberativos competentes.

17h30–18h30. Encerramento
Marli Quadros Leite
Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária

Sobre a conferência
10h

Universidades que criam museus e coleções novas: um checklist obrigatório
Marta Lourenço
Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

Depois de um período de ‘crise’, muitas universidades em todo o mundo pretendem ser agentes participativos do setor do património cultural: participam na formação de profissionais de museus, património e conservação; reestruturam museus para os alinhar de forma mais clara com as grandes questões que preocupam a sociedade e, nalguns casos, contribuem para a definição de políticas públicas, entre outras. Para além das coleções que geram diariamente, em particular nas ciências e engenharias, um número cada vez maior de faculdades, departamentos e bibliotecas universitárias recebem doações e adquirem espólios e acervos, inclusivamente no mercado. Que papel que têm estas ‘novas’ coleções e museus — na pesquisa, ensino e extensão? Que públicos? Que tradições existem, na Europa e Américas? Que aspetos e desafios devem ser considerados? Nesta comunicação, pretendo discutir o âmbito, enquadramento institucional e relevância da criação de coleções e museus no contexto do ensino superior.

Palestra: Universidades que criam museus e coleções novas: um checklist obrigatório

Marta Lourenço é diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa desde 2019. Possui formação de base em Física (Universidade de Lisboa, 1992), Mestrado em Museologia (Universidade Nova de Lisboa, 2000) e Doutoramento em Museologia e História da Técnica (Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris, 2005). Tem extensa obra publicada nos domínios do património cultural das universidades, património científico, história dos museus e coleções científicas e coleções coloniais, que são igualmente os seus domínios preferenciais de orientação de alunos e de projetos de investigação nacionais e internacionais. Coordenou o levantamento do património cultural da Universidade de Lisboa em 2010–2011 e em 2015–2016, ambos publicados. É coordenadora nacional do PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections), integrado no roteiro português de infraestruturas estratégicas de investigação. Tem integrado as direções de organizações nacionais e internacionais de museus e de história da ciência, nomeadamente a European Academic Heritage Network, Universeum (2010–2016), a Scientific Instruments Commission da International Union for the History and Philosophy of Science (2013–2017), o History of Physics Group da European Physical Society (2009–2016), a Comissão Nacional Portuguesa do ICOM (2008–2014) e o Comité Internacional do ICOM para os Museus e Coleções Universitárias (UMAC) (2016–2022).

Histórico

A USP reúne um rico conjunto de acervos das mais variadas naturezas, escalas e finalidades: espalhados em laboratórios, departamentos, museus, arquivos, centros de memória e documentação, entre outras instâncias. Estes acervos integram atividades de ensino, pesquisa e extensão e são eles próprios muitas vezes resultado dos processos de produção e difusão do conhecimento.

Embora estejam integrados diretamente às atividades-fim da Universidade, muitos destes acervos carecem de estrutura, profissionalização ou mesmo de inserção institucional adequadas. Este diagnóstico, bastante comum e recorrente em acervos localizados em diferentes espaços da universidade, foi particularmente explicitado nos resultados do 1º Acervos na USP: desafios na gestão e na preservação, ocorrido em abril de 2023, no qual profissionais de diversas unidades, institutos, museus e órgãos da universidade os problemas e potencialidades do trabalho com seus respectivos acervos.

A minuta desta política de acervos foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho organizado pelo CPC e composto por profissionais de acervos atuantes em diferentes unidades da USP, responsáveis por acervos de variados tamanhos e características. Não se trata de política destinada especificamente a museus, a arquivos ou a centros de memória, mas de uma referência mínima mais ampla, sucinta e panorâmica para o trabalho com acervos de forma geral.

O trabalho responde a uma demanda da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e foi desenvolvido ao longo de um ano, desde o início de 2024. Sua elaboração envolveu o estudo de outras políticas semelhantes, bem como os resultados do Seminário Acervos na USP, também organizado pela equipe. A minuta proposta pretende responder às demandas identificadas no Seminário bem como incorporar as boas práticas e referências do campo.

Serviço

DATA E HORÁRIO
13 de maio de 2025
9h às 18h30

INSCRIÇÕES
O seminário é destinado ao público interno da Universidade que atua junto aos seus vários acervos (profissionais, professores, pesquisadores, estudantes e outros interessados). As pessoas interessadas devem preencher o seguinte formulário:

Serão emitidos certificados de participação.

LOCAL
O evento ocorrerá nas dependências do InovaUSP.

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370
Cidade Universitária
Butantã
São Paulo, SP
05508-020