
No primeiro semestre de 2024 o Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá inaugurou um grupo de estudos do patrimônio cultural voltado à leitura e debate de textos ligados ao campo do patrimônio. A proposta é reunir pessoas interessadas em aprender, refletir e discutir sobre o tema a partir tanto de textos clássicos do campo como aqueles ligados a questões emergentes. Neste segundo semestre damos continuidade à iniciativa, convidando todos os participantes a retornarem e abrindo o grupo a novos interessados.
A coordenação dos trabalhos fica a cargo da equipe do CPC e a participação é livre, desde que as pessoas interessadas manifestem compromisso em comparecer a todos os encontros e a ler todos os textos sugeridos. O grupo se organizará em torno de um calendário de leituras e debates mensais construído a partir de sugestões promovidas pelo coordenador e pelos participantes do módulo ocorrido no primeiro semestre. A coordenação dos trabalhos e sua organização será realizada pelo especialista Gabriel Fernandes, da equipe do CPC.
PARTICIPAÇÃO E COMPROMISSO COM O GRUPO
Todas as pessoas adultas interessadas, independente de formação ou de área de atuação, podem participar dos debates desde que manifestem compromisso com a regularidade das leituras e dos encontros mensais voltados à discussão dos temas propostos.
As pessoas interessadas devem se inscrever no sistema Apolo. Os participantes do Módulo 1, ocorrido no primeiro semestre de 2024, terão prioridade no preenchimento das vagas.
CALENDÁRIO E LEITURAS
MÓDULO 2
2º semestre de 2024
Os encontros ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês, entre as 19h e as 21h.
- 27 de agosto
- Laurajane Smith. O discurso autorizado do patrimônio e a fabricação do Patrimônio Cultural em contextos contemporâneos. Revista Confluências culturais, v. 12, n. 2, 2023.
- 24 de setembro
- Laurajane Smith. Desafiando o discurso autorizado do patrimônio. Caderno virtual de turismo, v. 21, n. 2, 2021.
- 29 de outubro
- Manuel Ferreira Lima Filho. Cidadania patrimonial. Texto presente no livro O lado perverso do patrimônio cultural, organizado por Yussef Campos e Jorge Kulemeyer e publicado em 2018.
- Ana Gabriela Morim de Lima. Uma biografia do Kàjre, a machadinha Krahô. Texto presente no livro A alma das coisas. Patrimônios, materialidade e ressonância organizado por José Reginaldo Santos Gonçalves, Roberta Sampaio Guimarães e Nina Pinheiro Bitar e publicado em 2013.
- 26 de novembro
- Ailton Krenak e Yussef Campos. Lugares de origem. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
- Ailton Krenak e Yussef Campos. Lugares de origem. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
Público-alvo
Pessoas interessadas em discutir coletivamente tanto textos clássicos como temas emergentes ligados ao campo do patrimônio cultural. Não há necessidade de formação prévia, apenas interesse sincero e compromisso em participar das leituras ao longo do semestre.