Apresentação

O Centro de Preservação Cultural — Casa de Dona Yayá (CPC) foi criado em 2002 como um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo com a missão de promover ações e reflexões em torno do patrimônio cultural universitário. Desde então o CPC consolidou-se como uma referência na pauta patrimonial, promovendo inúmeros seminários, exposições, cursos, publicações e outras atividades de cultura e extensão relacionadas à temática.

O CPC é herdeiro da antiga Comissão do Patrimônio Cultural, fundada em 1987 com funções similares. Desde 2004, o CPC ocupa o imóvel conhecido como Casa de Dona Yayá, bem tombado do município e do estado de São Paulo localizado na região conhecida como Bexiga, bem como lugar de memória das questões de gênero e saúde mental.

Cultura e extensão universitária

Em função de sua transferência para o centro da cidade de São Paulo e da ocupação de um imóvel que exige esforços no sentido do estabelecimento de um uso qualificado de seus espaços, o CPC vem nas últimas duas décadas consolidando-se também como centro de divulgação cultural e científica relacionado ao campo do patrimônio cultural. Desta forma, o CPC promove inúmeras atividades de cultura e extensão na Casa de Dona Yayá voltadas para os mais diversos públicos — entre as quais destacam-se a programação de Domingos na Yayá e as atividades ligadas ao programa de educação patrimonial da instituição.

Pela sua localização na região conhecida como Bexiga o CPC também promove ações educativas e extensionistas relacionadas ao patrimônio cultural do lugar e aos vários públicos de seu entorno imediato. Destaque-se, neste sentido, o projeto Bixiga em Artes e Ofícios.

Patrimônio cultural universitário

O CPC é responsável ainda por promover ações de inventariação, preservação e extroversão dos bens culturais da Universidade de São Paulo, mantendo para isso sistemas de informação sobre o patrimônio universitário e promovendo ações de divulgação e valorização, como a publicação de guias, roteiros e outras atividades.

A ação acadêmica do CPC no campo do patrimônio também se destaca pelas suas iniciativas editoriais: além de publicar as séries Cadernos CPC e Estudos CPC, o órgão edita ainda a Revista CPC, importante periódico científico relacionado às várias dimensões do patrimônio cultural.

Como agente especializado no campo do patrimônio cultural no interior da USP, o CPC também atua na sugestão e formulação de políticas públicas patrimoniais, bem como na assessoria técnica às várias unidades e órgãos em assuntos relacionados aos processos de patrimonialização. Destaque-se neste sentido a elaboração e promoção da Carta Patrimonial da USP.