Rede USP de profissionais de museus e acervos

Acompanhe as atividades da rede aqui. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cpcpublic@usp.br

A Universidade de São Paulo é responsável por inúmeros acervos e museus, dos mais variados suportes, tipologias e naturezas, os quais integram e enriquecem as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Trata-se de um patrimônio cultural inestimável e profissionais de distintas formações e especialidades dedicam-se cotidianamente aos trabalhos de inventariação, catalogação, conservação, restauro, educação, exposição e comunicação dos milhões de objetos, artefatos, obras de arte, espécimes animais e vegetais, fotografias e outros documentos que integram tais acervos.

Esta Rede USP de profissionais de museus e acervos busca agregar esses profissionais, potencializando a troca de saberes, práticas e experiências.

Objetivos

A Rede pretende fomentar o contato entre os profissionais e sua articulação a fim de colaborar na solução de problemas comuns. Os acervos da USP são fundamentais para a adequada realização da missão da universidade — a promoção do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Neste sentido, os profissionais reunidos nesta rede buscam compartilhar boas práticas, refletir sobre a experiência cotidiana de trabalho com os museus e acervos e promover espaços de formação, como cursos, seminários, oficinas, entre outros.

Histórico

A Rede surgiu de uma tentativa, em 2018, de rearticular a realização da Semana de Museus da USP, evento promovido pelo CPC e pelos quatro museus estatutários da USP até 2009. Da mobilização surgida em torno dessa reativação por parte de profissionais ligados a distintas unidades, institutos, órgãos e museus da Universidade, decidiu-se pela instalação de uma rede permanente a fim de melhor refletirmos sobre as demandas, dificuldades, limites e potencialidades da ação com museus e acervos na USP. Atualmente a Rede está em construção, em um processo colaborativo reunindo esses vários profissionais.

Membros

A Rede é composta por profissionais de diferentes áreas (documentação, pesquisa, conservação, restauro, comunicação, interpretação, educação, entre outros) ligados aos diversos núcleos museológicos e acervos da USP: museus estatutários, museus de unidades, coleções de departamentos e órgãos afins.

Conheça os participantes da rede.

Participe!

A rede é aberta à participação de todos os profissionais de museus e acervos da USP interessados em colaborar na sua construção e implementação.

Ao longo de 2020 promoveremos seminários internos e reuniões técnicas a fim de melhor nos conhecermos.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cpcpublic@usp.br e acompanhe as atividades da Rede.