Material para educadores

Em 2019, a partir do apoio financeiro obtido por meio do 4o. Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Atividades de Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, foi possível elaborar um conjunto de materiais de apoio didático voltado à qualificar a experiência de visitação no patrimônio tombado, subsidiando e fomentando atividades pedagógicas realizadas pelas escolas que nos visitam. Busca-se, assim, fortalecer o encontro do sujeito visitante com o objeto da ação educativa, ou seja, a memória e o patrimônio cultural.

Esse material foi concebido pela equipe do Educativo do CPC para atender às necessidades específicas que foram detectadas ao longo do tempo pelos profissionais que realizam o trabalho de atendimento e visitas mediadas à casa.

Tratam-se de pôsteres e pranchas que buscam ilustrar os conteúdos tratados na abordagem da equipe educativa, e que são formados por fotografias, mapas e pequenos textos; além de um conjunto de 16 cards, pequenos cartões que trazem imagens da Dona Yayá e pequenos fragmentos de textos sobre a sua trajetória de vida. Espera-se que o material disponibilizado aqui possa fortalecer o trabalho dos educadores/educadoras, bem como os vínculos entre as escolas e a casa de Dona Yayá.