Educação Patrimonial na Casa de Dona Yayá

Educação patrimonial na Casa de Dona Yayá

Este curso pretende apresentar, debater e problematizar a relação entre educação e patrimônio, utilizando como estudo de caso a trajetória de vida de Dona Yayá e o patrimônio cultural do bairro do Bexiga. O curso será oferecido na modalidade à distância em plataforma online a ser oportunamente comunicada aos inscritos selecionados pela coordenação.

Trata-se de uma oportunidade de socializar os conhecimentos produzidos em pesquisas recentes realizadas pela equipe do CPC proporcionando, assim, atividades de formação de professores atuantes no ensino fundamental e médio que têm interesse na visitação do espaço. Fortalece-se, assim, o vínculo entre o CPC e as atividades educativas realizadas pelas escolas.

• A trajetória da educação patrimonial do Brasil, seus problemas e potenciais.
  • O trabalho com patrimônio cultural e memória em sala de aula.
  • As possibilidades de abordagem escolar da história de Dona Yayá no ensino fundamental e médio.
  • O patrimônio cultural e o bairro do Bexiga.

22/7
Introdução ao campo da educação patrimonial. Possibilidades, limites e problemas na relação educação e patrimônio cultural.

23/7
Dona Yayá: quem era essa mulher? A família, o cotidiano, o papel da mulher, questões sobre saúde mental e riqueza em São Paulo.

29/7
Explorando Yayá em cards. Possibilidades de uso do material educativo do CPC nas escolas.

30/7
O bairro do Bexiga e o seu patrimônio. A formação do bairro e as referências culturais dos diferentes grupos sociais.

Ministrante

Simone Scifoni
Professora do Departamento de Geografia (FFLCH–USP) e vice-diretora do CPC–USP. Pesquisadora de temas como patrimônio cultural, memória e educação patrimonial. Membro do Icomos–SP e da Repep (Rede Paulista de Educação Patrimonial). Conselheira do Condephaat na gestão 2011–2012 e 2017–2018.

Curso à distância
O curso será oferecido na modalidade à distância, por meio de plataforma eletrônica a ser oportunamente definida e comunicada aos inscritos.

Pede-se aos participantes que possuam acesso à internet em velocidade e condições adequadas ao acompanhamento de conteúdo audiovisual transmitido ao vivo.

22, 23, 29 e 30 de julho de 2021 das 17h30 às 19h30

Carga horária
20 horas, sendo 8 horas de aulas síncronas e 12 horas de atividades assíncronas. Serão duas aulas por semana ao longo de 15 dias.

Critérios de aprovação
O certificado de participação será concedido somente aos participantes que tiverem mínimo de 75% de frequência.

Público alvo
Professoras e professores do ensino fundamental e médio.

Atividade gratuita.

Período de inscrições
As inscrições ocorrem de 7/6/2021 até 13/6/2021

Instruções
Interessados devem preencher o formulário localizado em https://forms.gle/mztN3sQnas5h3cri9

Os selecionados serão notificados a partir do dia 21/6/21 exclusivamente por e-mail e deverão confirmar o interesse em participar do curso.

Critérios de seleção
Adequação ao público alvo do curso (professoras e professores do ensino fundamental e médio) e respostas ao formulário de justificativa de interesse.