Rede USP de profissionais de museus e acervos: Em memória de Sylvio Coutinho

A Rede USP de profissionais de museus e acervos comunica com pesar o falecimento de Sylvio Coutinho, ex-educador no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Em memória de seu colega, as educadoras e educadores do MAC compartilham a seguinte nota:

Foi com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do nosso colega e amigo Sylvio Coutinho. Era um ser humano sensível totalmente dedicado ao seu trabalho no Museu de Arte Contemporânea. Ele foi um educador, artista e pesquisador da arte e
compartilhava esses conhecimentos com todos que dele se aproximavam. Gostava de conversar!

Sylvio teve especial atenção e carinho no atendimento dos alunos da terceira idade e foi pioneiro nessa área na USP quando criou o Programa Lazer com arte para a 3 a Idade. Com talento especial os envolvia em atividades e produções interessantes, influenciadas
por sua criatividade e grande capacidade de mediação. Introduziu o uso da informática nas aulas em ateliê, diversificando o campo de experimentação e criação de imagens. Demonstrava interesse e disponibilidade para comentar o processo de cada aluna/o. Organizava eventos de finalização do ano letivo com exposições dos trabalhos produzidos que propiciavam momentos de confraternização e celebração.

Sylvio deixou legados importantes na área da educação em Museus. Colaborou na formação de inúmeros estudantes, de professores de diversas áreas, principalmente das artes visuais e da terapia ocupacional, de artistas, entre outros. Hoje, apesar da dor da
perda de um colega querido queremos homenagear e agradecer Sylvio pela convivência, a amizade e os momentos especiais que juntos compartilhamos na Divisão de Educação do MAC USP.

Andrea Amaral Biella, Evandro Nicolau, Maria Angela Serri Francoio e Renata Sant’Anna — Educadores MAC USP.

São Paulo, 23 de outubro de 2020